Ligue ou Fale no Whats (11) 3873-6740 (11) 98916-0541
Venha nos Visitar R. Desembargador do Vale, 769
Atendimento de Seg à Sex 09:00 às 17:00 e Sáb 09:00 às 16:00
O exame ultrassonográfico é um método de diagnóstico utilizado para a avaliação dos diversos órgãos abdominais. Para uma interpretação mais precisa dos achados ultrassonográficos, deve-se considerar outras informações tais como histórico, sintomatologia clínica, exame físico e laboratoriais, além de outros meios de diagnóstico por imagem como a radiografia, o ecodopplercardiograma, a tomografia e a ressonância.
Para a realização do exame o animal deve estar em jejum prévio, sendo a que ingestão de água é livre e deve ser feita à vontade. Deve-se evitar também que o animal urine ao menos duas horas antes da execução do exame para que a bexiga possa estar com uma repleção adequada. Normalmente, não é necessário a sedação. Uma tricotomia deve ser realizada com a ampla retirada dos pelos da região do abdome.
Inicialmente utilizada, principalmente, para o diagnóstico de gestação, a ultrassonografia atualmente tem se tornado um meio de diagnóstico cada vez mais importante na clínica de pequenos animais, e tem se afirmado por ser um meio rápido, seguro, não invasivo e que fornece informações complementares ao exame clínico e radiográfico.
Uma das limitações da ultrassonografia inclui a natureza não específica de muitas alterações observadas, o que impede muitas vezes, um diagnóstico específico e dificulta a identificação de alguns órgãos como por exemplo o pâncreas no cão, fazendo com que a qualidade do exame não só dependa do tipo de aparelhagem utilizada, mas também, da experiência do ultrassonografista.
Atualmente, devido a ansiedade dos criadores em diagnosticar a presença da gestação, o exame ultrassonográfico pré-natal tornou-se uma rotina constante nos centros veterinários de diagnóstico. Porém os benefícios do exame para os criadores vão além; pois permite planejar um manejo adequado durante a gestação, prever a data mais provável do parto e avaliar a viabilidade fetal.
O exame ultrassonográfico é um teste altamente preciso na avaliação da gestação, além de ser totalmente inócuo para a fêmea e para seus filhotes, pelo ultrassom pode-se confirmar a gestação, avaliar a idade gestacional, as condições dos ovários e do útero, as estruturas e condições vitais dos fetos e o desenvolvimento fetal através dos diferentes estágios gestacionais. Entretanto, através da ultrassonografia não é possível dizer com precisão a quantidade de fetos presentes, apenas estimar o número de vesículas gestacionais visíveis em uma mesma imagem, sendo a radiografia o método de maior acurácia para a contagem dos fetos, e esta deve ser realizada a partir dos 50 dias de gestação.