Ultrassonografia



O exame ultrassonográfico é um método de diagnóstico utilizado para a avaliação dos diversos órgãos abdominais. Para uma interpretação mais precisa dos achados ultrassonográficos, deve-se considerar outras informações tais como histórico, sintomatologia clínica, exame físico e laboratoriais, além de outros meios de diagnóstico por imagem como a radiografia e o ecodopplercardiograma.
Para a realização do exame o animal deve estar em jejum prévio, sendo a que ingestão de água é livre e deve ser feita a vontade. Deve-se evitar também que o animal urine ao menos duas horas antes da execução do exame para que a bexiga possa estar com uma repleção adequada. Normalmente, não é necessário a sedação. Uma tricotomia deve ser realizada com a ampla retirada dos pelos da região do abdome.
Inicialmente utilizada, principalmente, para o diagnóstico de gestação, a ultrassonografia atualmente tem se tornado um meio de diagnóstico cada vez mais importante na clínica de pequenos animais, e tem se afirmado por ser um meio rápido, seguro, não invasivo e que fornece informações complementares ao exame clínico e radiográfico.
Uma das limitações da ultrassonografia inclui a natureza não específica de muitas alterações observadas, o que impede muitas vezes, um diagnóstico específico e dificulta a identificação de alguns órgãos como por exemplo o pâncreas no cão, fazendo com que a qualidade do exame não só dependa do tipo de aparelhagem utilizada, mas também, da experiência do ultrassonografista.