Radiologia

O setor de Radiologia conta com profissionais e equipamentos capazes de realizar exames em pequenos animais. Com exceção a radiografia intra-orais.

 

O nosso equipamento de Raio-x Digital (DR) possibilita a redução da radiação a que o animal, tutor e nossos profissionais devem ser expostos e também diminuição no tempo de duração do exame, além de proporcional uma maior qualidade e definição de imagem facilitando o melhor diagnóstico. O que se torna muito vantajoso para o animal, para o médico radiologista e para o acompanhante do animal (que geralmente precisa permanecer na sala).

 

O exame radiográfico não apresenta riscos ao animal ou às pessoas envolvidas em sua realização, desde que sejam seguidas as recomendações de proteção radiológica adequadas.

 

 

Raio X

O exame de raio X é um procedimento para diagnóstico veterinário. Ele é feito usando radiação ionizante, que utiliza os raios X para gerar uma imagem médica (radiografia) de diferentes partes do corpo do animal.

 

Na medida em que atravessam diferentes partes do corpo, sua intensidade sofre atenuação. Quanto mais densa a parte estudada, maior a atenuação.

 

Desta forma, os ossos, que são partes duras do corpo, atenuam uma grande quantidade de raios X e aparecem mais brancos nos filmes de radiografias. Partes moles, como, gordura, músculos, e vísceras, atenuam poucos raios X e aparecem opacas nas radiografias.

Para que serve o raio X?

O exame de raio X pode ser usado para diversas partes do corpo e com finalidades diagnósticas muito diferentes.

 

Quando o raio X é indicado?

A radiografia é indicada em diversas situações, dependendo da parte do corpo que é preciso analisar:

 

Ossos e dentes

  • Fraturas e infecções: Na maioria dos casos, fraturas e infecções em ossos e dentes aparecem claramente em raios X
  • Artrite: Raios X das articulações podem revelar sinais de artrite. Raios X tomados ao longo dos anos podem ajudar o seu médico a determinar se a sua artrite está piorando
  • Câncer nos ossos: Raios X podem revelar tumores ósseos.

 

Tórax

  • Infecções ou condições pulmonares: Evidências de pneumonia, bronquite ou neoplasias podem aparecer nas radiografias de tórax.
  • Coração aumentado: Este sinal de insuficiência cardíaca aparece claramente em raios X.

 

Abdômen

  • Problemas do trato digestivo: O bário, um meio de contraste fornecido em uma bebida ou um enema, pode ajudar a revelar problemas em seu sistema digestivo
  • Itens ingeridos: Se o seu pet ingeriu algo como um brinquedo ou uma moeda, um raio X pode mostrar a localização desse objeto.
Radiologia Veterinária

Quando o raio X é contraindicado?

O raio X é contraindicado para pessoas que não podem ser expostas à radiação.

 

  • Gestantes, principalmente em uma fase inicial da gravidez, porque a radiação pode ter efeitos maléficos sobre o feto. Em uma fase mais avançada da gravidez pode ser realizado o exame de raio X, desde que se cubra o abdômen da gestante com uma manta a base de chumbo, evitando que a radiação tenha contato com o bebê.

 

Isso vale tanto para humanos como para animais.

 

Qual o preparo do paciente para fazer um exame de raio X?

Para o raio X diagnóstico de pulmão, seios da face ou ossos não é necessário nenhum preparo. Já em radiografias contrastadas podem ser necessários preparos especiais. Se o contraste for feito por via oral, é pedido o jejum e, caso seja um exame para avaliar o intestino, é necessária uma limpeza intestinal, com uma dieta específica para o exame, para que não haja muito resíduo alimentar. Se for contraste na veia – indicado para avaliação dos rins, por exemplo – o paciente também precisa estar em jejum, para reduzir eventuais efeitos colaterais do contraste.

 

Para realização do exame não é necessário levar nenhuma roupa especial. Em geral, o técnico pedirá para que você vista um colete apropriado para que possa auxiliar o correto posicionamento do seu animal.

 

Caso seu animal apresente dor intensa e/ou desconforto em determinadas posições, informe seu médico a fim de que seu pet venha medicado (sem dor) para manuseio e manipulação.

 

 

Recomendações pós-exame

Siga sempre as orientações do seu Médico Veterinário de confiança.

 

Normalmente depois de um raio X, o animal pode retomar as atividades normais. Raios X de rotina geralmente não têm efeitos colaterais. No entanto, se o animal receber meio de contraste antes do teste, deverá ingerir água para ajudar a livrar seu corpo dele.

 

Ligue para o veterinário se o animal tiver dor, inchaço ou vermelhidão no local da injeção. Pergunte ao seu veterinário sobre outros sinais e sintomas a serem observados.

Preparo de Exames